Skip to Main
Logo

Disturbios do ritmo circadiano (DST's)

 

De acordo com a classificação de doenças (ICSD-2,1) a característica principal dos DSTs é um padrão persistente ou recorrente da perturbação do sono devido a alterações no sistema de cronometragem circadiana (relógio biológico) ou um desalinhamento entre o ritmo circadiano de cada individuo e fatores externos que afetam o tempo ou a duração do sono, tais como o trabalho por turnos ou a exposição a diferentes fusos horários. Assim estes fatores (e muitas vezes ambos) podem contribuir para o desalinhamento entre o tempo dos ritmos circadianos (sono/vigília) e o tempo de sono desejado por cada um ou o imposto pelas exigências da sociedade.

Embora possa haver uma correlação entre o grau de desalinhamento e a gravidade dos sintomas, nem sempre isto se verifica.

 

Alguns indivíduos parecem tolerar bem estas imposições ao seu “relógio biológico”,  isto é, o seu sono não é relativamente afetado pelo mau alinhamento circadiano, enquanto outros podem ser muito sensíveis.

O diagnóstico também pode ser feito por polissonografia (estudo do sono) mas requer que este distúrbio não seja explicado por outro distúrbio primário do sono (diagnostico de exclusão).

 

https://j2vjt3dnbra3ps7ll1clb4q2-wpengine.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2017/07/Review_CircadianRhythm.pdf